sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

GIRO PELO MUNDO: Coreia do Norte repara danos em centro nuclear e pode fazer teste.



A Coreia do Norte reparou os danos provocados pelas inundações em seu centro nuclear e está em condições de executar o terceiro teste, informa um centro de estudos americano com base em imagens de satélite.
As imagens, feitas até 13 de dezembro, um dia depois de Pyongyang ter lançado um foguete que Washington considera um míssil balístico, mostram que o regime comunista mantém ativas as instalações de Punggye-ri, segundo o instituto EUA-Coreia da Universidade Johns Hopkins.
Se as autoridades decidirem executar um teste nuclear, este poderia acontecer nas duas semanas seguintes, desde que a água detectada na entrada do túnel não impedisse, segundo o instituto.
"Não se pode dizer com segurança se este problema está sob controle ou foi solucionado desde então", afirma o centro de estudos.
Os primeiros testes nucleares norte-coreanos aconteceram em outubro de 2006 e maio de 2009. Os testes aconteceram poucos meses depois do fracasso de lançamentos de foguetes.
A Coreia do Norte lançou com sucesso em 12 de dezembro um foguete Unha-3, responsável por colocar em órbita um satélite civil, em uma missão puramente científica, segundo Pyongyang.
Mas boa parte da comunidade internacional, com Washington à frente, considerou que este foi um teste disfarçado de disparo de míssil intercontinental, etapa chave no programa nuclear militar do país.
Os países ocidentais e seus aliados asiáticos acusam o regime de Pyongyang de possuir várias bombas nucleares e de executar testes atômicos para reduzir os projéteis e instalá-los em mísseis.
Analistas acreditam, no entanto, que o regime norte-coreano levará muito tempo para chegar a este extremo.

Fonte: G1.globo.com.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário