De
cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira,
dois trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes
não graduados é maior nas turmas da educação infantil, mas há
professores trabalhando sem formação adequada inclusive no ensino
médio.
Os
números do Censo Escolar 2012 mostram que 22% dos 2.101.408
professores brasileiros – 459 mil – não chegaram à
universidade. Desse total, 8.339 terminaram apenas o ensino
fundamental, 115.456 concluíram o ensino médio regular e 335.418, o
magistério. Entre os 1,6 milhão diplomados, 223.777 não cursaram
licenciatura, modalidade que prepara professores.
É
na educação infantil que trabalha grande parte dos professores sem
formação superior. Dos 443,4 mil professores dessa etapa, 36,4% não
se graduaram. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação,
é permitido que um professor que concluiu apenas o magistério
lecione nessa fase, mas 10% dos docentes sequer têm essa formação
mínima.
Nos
anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, fases em que
todos os professores, por lei, deveriam ter cursado licenciatura para
dar aulas, o cenário se repete. Do 6º ao 9º ano do fundamental,
22% dos 801 mil educadores não têm formação adequada (não
cursaram faculdade ou licenciatura). No ensino médio, 18% dos 497
mil docentes estão nessa situação.
Fonte: ultimo segundo.
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