sábado, 2 de março de 2013

GIRO PELO MUNDO: Renúncia do Papa é exposição de crise na Igreja, diz socióloga.


Uma Igreja marcada pelo carreirismo, pela rigidez moral e sem mulheres em seus postos de comando não deve sofrer mudanças significativas tão cedo. A socióloga Maria José Rosado, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e presidente da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, vê na renúncia de Bento XVI – que deixou o comando da Igreja Católica às 20h (16h no horário de Brasília) da última quinta-feira (28) –, uma exposição de todas as crises enfrentadas nos últimos anos, e acredita que os pedidos de renovação feitos pelo Papa em seus últimos discursos são mais no sentido de reafirmação das doutrinas conservadoras do que de uma mudança efetiva.
A ONG que preside – parte de uma rede latino-americana que também laços na Europa – defende uma Igreja mais democrática, inclusiva, horizontal, com influência das comunidades locais e menos carreirismo, voltada para a justiça social e aberta às mudanças do mundo, sintonizada com os problemas contemporâneos. Mais do que isso, pede uma participação e atenção especial às mulheres, tanto em políticas que permitam a aceitação dos avanços em relação à sexualidade e reprodução, quanto permitindo que elas entrem em postos de comando, tendo voz e vez na elaboração da doutrina da Igreja.
“É um momento crítico para a Igreja, é uma crise que vem de muitos lados, tem muitas faces. A renúncia do Papa é a exposição dessa crise, o ápice dela”, diz a socióloga. Além dos escândalos que atingem postos de comando da Igreja – denúncias de pedofilia, omissão da alta hierarquia, corrupção, problemas no Banco do Vaticano – há a perda de fiéis. Algo que a socióloga vê como uma consequência da modernização da sociedade, cada vez menos sacralizada.
“Essa possibilidade de múltiplas religiões, e a aceitação social que a pessoa pertença a qualquer religião ou mesmo não a tenha, é uma possibilidade real, que vem ganhando a cultura. Essa é a grande dificuldade de uma Igreja que foi durante séculos detentora do poder, e que se vê cada vez mais próxima de se tornar apenas uma entre as outras.”
Ela diz que a Igreja também vem enfrentando perda de fiéis nas classes mais intelectualizadas, que acabam reagindo de forma mais intensa a posições defendidas pela religião.
“Onde a Igreja perdeu mais fiéis, na Europa, nos EUA, a perda foi enorme. Essa perda devido às posições arcaicas e medievais da Igreja diz algo para as classes intelectualizadas, que são muito importantes do ponto de vista financeiro e também da renovação de quadros”, explica a socióloga.
Segundo ela, esse “abandono” de parte das classes mais intelectualizadas reflete na constituição dos agentes religiosos. “Não se comparam os quadros de bispos que havia na época da Teologia da Libertação com os que temos hoje.”
Apesar de todos os problemas indicarem uma real necessidade de mudanças estruturais, Maria José vê uma manutenção do status atual – em sua maior parte porque, como muito se falou desde o anúncio da renúncia, os cardeais que elegerão o novo Papa foram apontados pelo próprio Bento XVI ou por João Paulo II, de quem o atual Papa deu continuidade à forma de liderar a Igreja.
“As indicações que se têm são muito mais no sentido da manutenção e aprofundamento do governo conservador do que para a renovação”, diz a professora. “Não há nenhuma indicação de que haverá uma abertura na questão da moral sexual. A realidade é que a humanidade tem diversas possibilidades em relação à sexualidade. A correlação entre a estrutura da organização e o que ela faz no campo da moral sexual é imediata. Ela só demonstraria uma mudança se alterar a estrutura. Sem mulheres, isso não vai acontecer. Os homens que estão lá são muito menos pastores e muito mais carreiristas.”

Fonte: G1.globo.com.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário