quarta-feira, 27 de março de 2013

NOTÍCIAS DO BRASIL: Projeto quer reduzir índices de sal e açúcar em merenda escolar no RS.


A Prefeitura de Porto Alegre apresentou nesta quarta-feira (27) um projeto para reduzir os níveis de sal, açúcar e gordura na alimentação dos alunos de escolas municipais. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o consumo médio de açucar e óleo entre as crianças fica em torno de 14,5 gramas por dia e a ingestão de sal atinge uma média de 5,3 gramas ao dia, o que representa a recomendação diária para um adulto. Além disso, um levantamento da prefeitura apontou que mais de 13% dos alunos dos ensinos Infantil e Fundamental foram diagnosticados com obesidade, mais que o dobro da média nacional (6%).
O objetivo do setor de nutrição da Smed é reduzir os índices pela metade até julho. Desde o início do ano letivo, novas medidas têm sido aplicadas como a adequação e organização dos horários das refeições, a troca do sal por temperos naturais e o consumo de frutas e produtos integrais. Também estão sendo inseridos nas refeições dos alunos produtos como iogurte natural e açúcar mascavo.
Nosso grande objetivo é qualificar a alimentação escolar, garantindo hábitos saudáveis para a vida toda. A influência da escola na alimentação da criança é fundamental. Porto Alegre tem um dos maiores índices de obesidade infantil do país, segundo o próprio IBGE”, sustenta a coordenadora de nutrição da Smed, Annelise Barreto Krause. “São 96 escolas cadastradas no projeto. Cada instituição vai receber um acompanhamento profissional e estabelecer a sua própria meta de redução desses índices. Mensalmente, as nutricionistas vão repassar os objetivos atingidos”, explica.
Porto Alegre tem uma alimentação escolar considerada referência nacional. O que nós precisamos é ajustar alguns pontos”, avalia Annelise. Em dezembro de 2012, a prefeitura da capital foi premiada na categoria “Eficiência e Educação Alimentar e Nutricional” na 9ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. A alimentação escolar da cidade também já consquistou outros prêmios em 2009 e 2005.

Fonte: G1.globo.com.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário