O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do
Amarante, começa a operar neste sábado (31). O terminal será aberto
às 8h30 e o primeiro pouso está previsto para 9h40. O Consórcio Inframérica
(Engevix e Corporación America), responsável pela administração, investiu R$
500 milhões na construção do terminal. Este será o primeiro aeroporto
brasileiro administrado exclusivamente pela iniciativa privada. Com o início do
funcionamento do novo terminal, o Augusto Severo, em Parnamirim, será desativado para voos
comerciais.
O novo terminal tem 40 mil metros de área construída e
capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros por ano. O terminal oferece
45 balcões de check-in e 10 quiosques de autoatendimento para o embarque de
passageiros. São 5 esteiras de restituição de bagagens destinadas ao tráfego
doméstico e internacional. O estacionamento terá, inicialmente, capacidade para
850 veículos.
"O aeroporto está 100% pronto para funcionar",
disse o presidente do Consórcio Inframérica, Allysson Paolinelli. Ele explicou
que as operações de carga também serão transferidas do Augusto Severo para o
novo terminal neste sábado. "O terminal de cargas tem 4,5 mil metros
quadrados e capacidade de expansão para 45 mil metros quadrados", disse.
De acordo com Paolinelli, o novo aeroporto do Rio Grande
do Norte tem potencial para se tornar uma "porta de entrada" no país.
"Eu diria que hub não é o termo mais adequado para este aeroporto. Eu
acredito que esse terminal tem um grande potencial para se tornar uma porta de
entrada no país de voos vindos do exterior", disse. Paolinelli ressaltou
que para aumentar o número de voos internacionais é preciso também aumentar o
número de voos domésticos para dar mobilidade aos turistas que visitam o país.
"Tudo isso é um processo de conquista. O primeiro
passo foi dado que é a entrega da infraestrutura. Agora precisamos conquistar
mais voos domésticos e isso depende de alguns incentivos por parte do Estado,
como a redução do ICMS do combustível de aviação, por exemplo, para então
conquistarmos mais voos internacionais. Esse terminal tem um potencial
enorme", disse Paolinelli.
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Acesso
Para chegar ao novo aeroporto o caminho é pela BR-406, em Ceará-Mirim. A via ainda não foi duplicada, mas as obras continuam no local. Um viaduto que ligará a BR-406 ao acesso Norte também está construção e, de acordo com a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ficará pronto antes do início da Copa do Mundo.
Para chegar ao novo aeroporto o caminho é pela BR-406, em Ceará-Mirim. A via ainda não foi duplicada, mas as obras continuam no local. Um viaduto que ligará a BR-406 ao acesso Norte também está construção e, de acordo com a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ficará pronto antes do início da Copa do Mundo.
Por enquanto, o motorista dá uma volta na obra do
viaduto para entrar à esquerda na via. O acesso Norte está sinalizado e
iluminado até a entrada do terminal. O Governo do Estado trabalha ainda na
construção do acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, e ligará o
aeroporto à BR-304, na altura de Macaíba. O DER não informa a previsão de
conclusão do acesso Sul.
A obra dos dois acessos ao novo aeroporto de São Gonçalo
do Amarante tem um custo de R$ 73 milhões, finaciados pela Caixa Econômica
Federal.
Concessão
O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante,
é o primeiro a ser inteiramente concedido ao setor privado. O Consórcio
Inframérica, formado pelo grupo Engevix e pelo argentino Corporación America,
venceu, em agosto de 2011, o leilão que concedeu ao grupo o direito de
construir, manter e explorar o novo aeroporto do RN. O lance pago pelo
consórcio no leilão foi de R$ 170 milhões.
O contrato de concessão foi assinado pela presidenta
Dilma Rousseff em novembro de 2011. A partir daí, o grupo teria até três anos
para construir os terminais e um prazo de mais 25 anos para exploração. A
construção do terminal, no entanto, levou menos tempo que o previsto em
contrato, o que viabilizou a inauguração do terminal antes da Copa do Mundo. De
acordo com a assessoria do Consórcio Inframérica, foram investidos R$ 500
milhões na construção do novo aeroporto.
De acordo com a Anac, o contrato de concessão poderá ser
renovado por no máximo mais cinco anos, quando o aeroporto retornará ao poder
público.
Fonte: G1.globo.com
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