terça-feira, 27 de maio de 2014

NOTÍCIAS DO RN: Nova Cruz - Secretaria Municipal de Saúde inicia Curso de Formação em Saúde Mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas do Projeto Caminhos do Cuidado.

Criado para melhorar a atenção ao usuário de drogas e seus familiares, através da formação e qualificação dos profissionais da rede de Atenção Básica à Saúde, o projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, iniciou em Nova Cruz /RN, o Curso de Formação em Saúde Mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã de hoje (27) de Maio de 2014, Terça- Feira, no Polo da UFRN Campus Nova Cruz, e reuniu mais de 100 pessoas, entre  técnicos e auxiliares de enfermagem e agentes comunitários.
Para a secretária municipal de Saúde, Rita de Cássia Rodrigues, profissionais bem treinados e qualificados para o trabalho é o mínimo que a Secretaria de Saúde pode oferecer para população. “Neste momento podemos dizer que todos os nossos profissionais de PSF estão em processo de qualificação, desde o médico, passando pelo enfermeiro e agora com os agentes, técnicos e auxiliares de enfermagem”, declarou a secretária. Participou também da cerimonia de abertura do curso o Coordenador do CAPS Michel Cândido.
Abertura do Curso em Nova Cruz.

Fruto de parceria entre o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Cruz, o projeto “Caminhos do Cuidado” consiste na formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Saúde da Família. Os participantes recebem informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre à redução de danos. A iniciativa está inserida no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.
O coordenador do Caps da Secretaria Municipal de Saúde, Michel Cândido, disse que o curso está centrado nas necessidades de saúde e demandas sociais, priorizando o vínculo familiar para conseguir diminuir o uso prejudicial das drogas. ”É necessário que os agentes de saúde entendam melhor o que é saúde mental e possam atuar na área com conhecimento de causa. E a proposta do curso é voltada para a identificação destes problemas. Os agentes percebem esses pacientes nas comunidades e, com ferramentas adequadas, farão a abordagem adequada”, explicou Michel, acrescentando ainda que todos os PSFs participam do curso. Ao todo mais de 40 profissionais da atenção Básica fazem o treinamento, as aulas ocorrem nas terças Feiras, com várias turmas nos horários de 08hs ás 17hs.

Matéria: João Marcos Borges.
Blog Agreste Em Foco-RN.

Confira as Fotos:


  A Secretária Municipal de Saúde Rita de Cássia Falando sobre a importância do Projeto Caminhos do Cuidado.

 Os Agentes Comunitários de Saúde de Nova Cruz marcando presença na 1° Aula.
Os Agentes Comunitários de Saúde de Nova Cruz marcando presença na 1° Aula.

 O Coordenador do Caps - Nova cruz Michel Cândido fazendo sua explanação sobre o projeto.

Os Agentes Comunitários de Saúde de Nova Cruz marcando presença na 1° Aula.


Entre em Contato conosco:http://agresteemfoco.blogspot.com.br/
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

ANUNCIO DO AGRESTE

Adquira já seu produto Jequiti entre em contato com a mais nova revendedora em Nova Cruz 'Maria Fabiana' e garanta o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário