segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NOTÍCIAS DO RN: TURISMO - Barra de Maxaranguape praia localizada no Litoral Norte do estado

(PRAIA) Barra de Maxaranguape
Um dos carnavais mais animados dos veranistas do Litoral norte, Barra de Maxaranguape fica situada no município de mesmo nome e é famosa pelo seu artesanato e sua pesca farta, além, é claro, do seu carnaval.
Esta praia é protegida das ondas por uma magnífica faixa de areia cercada de coqueiros de nome "Ponta da Barra". Nela reina uma grande tranquilidade no lugar do encontro das águas do rio com as do mar.
A formação dos recifes na parte sul, facilita o banho nas margens da praia.
É possível efetuar um passeio de barco nas piscinas naturais afastadas 4 km.
 
A cidade de Maxaranguape
Transcorria o ano de 1666, quando foi realizada na ribeira Maxaranguape, a cerimônia de posse de sesmaria concedida ao governador João Fernandes Vieira, na oportunidade representado pelo padre Leonardo Tavares de Melo, então vigário de Natal. A sesmaria, abrangia toda área entendida como devoluta entre Ceará-Mirim e Touros.
Em 1832, às margens do Rio Maxaranguape a existência da povoação já era uma realidade formada na maioria por pescadores e veranistas. Ao redor da Capela de Nossa Senhora da Conceição surgiam moradias simples, escola e as casas de veraneio dos senhores de engenho do vale do Ceará-Mirim.
Dois fatores importantes para o crescimento do povoado foi a boa qualidade de suas terras e a pesca farta. Por causa da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, nos anos de 1877 e 1879, grande número de sertanejo fugindo da estiagem deixaram suas terras de origem em busca de novos horizontes e chegaram ao vale fértil às margens do Maxaranguape. Naqueles tempos de falta de chuvas, finalmente, encontraram o oásis procurado e ali se fixaram construindo famílias, plantaram sementes, colheram frutos da terra e do mar e participaram do engrandecimento da região banhada pelo rio perene que deságua no oceano atlântico, na formosa Barra de Maxaranguape.
Em 17 de dezembro de 1958, através da Lei nº 2.329, o povoado desmembrou-se de Touros, tornando-se município com o nome de Maxaranguape.
 
Fonte:www.nataltrip.com.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br

Um comentário:

  1. Praia maravilhosa de Maxaranguape, tantas e outras praias show, do Estado do Rio Grande do Norte, todas lindas.

    ResponderExcluir