sexta-feira, 24 de abril de 2015

NOTÍCIAS DO RN: NOVA CRUZ - Confira algumas das ações que foram realizadas nesta semana pela Prefeitura Municipal.



1°) A equipe do PSE ministrou palestras para cerca de 600 alunos da Escola Estadual Djalma Marinho mostrando a importância de uma alimentação saudável.
NASF 
Palestra foi conduzida pelo nutricionista Jefferson Bezerra que abordou o tema 
alimentação saudável
 
O Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e atenção ao bem-estar, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. Dentro desse programa, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou palestras direcionadas aos estudantes da Escola Estadual Djalma Marinho, em Nova Cruz.
NASF 2
As palestras foram realizadas na quarta-feira (22) e quinta-feira (23) diretamente nas salas de aula, nos turnos da manhã e tarde e tiveram como objetivo mostrar para os alunos, gestores e profissionais de educação a importância de uma alimentação saudável.
 
     

2°)Usuários do cartão SUS devem atualizar o cadastro

O procedimento é feito na hora, bastando o usuário apresentar os documentos pessoais, como RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência.
Cartao-SUS
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que atualizar o Cartão Nacional de Saúde (CNS). O recadastramento já está sendo realizado na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Oscar Firmino de Medeiros, 271, bairro Alto das Flores. O atendimento é realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h, e na sexta-feira das 7h às 13h.


Apesar de importante, a atualização não está sendo cobrada para atendimento na rede pública de saúde, e ainda não há prazo definido para que isso seja feito, mesmo assim a Prefeitura de Nova Cruz incentiva todos a comparecerem desde já na Secretaria de Saúde a fim de realizarem a atualização.

3°) Material gráfico é entregue nos setores da Assistência Social

Nas faixas foram impressas frases referenciando os tipos de atividades ofertadas à população e aos usuários do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

 


Assistencia Social
A Prefeitura de Nova Cruz por meio da Secretaria de Assistência Social realizou nessa quinta-feira (23) a entrega de material gráfico para todos os programas, centros e serviços gerenciados pela Secretaria. A entrega aconteceu nos respectivos locais de atendimento e tem como objetivo o fortalecimento das marcas que trabalham na proteção social do cidadão no âmbito municipal.
No material tem as logomarcas dos programas, centros e serviços, além do brasão da Prefeitura e marcas da Assistência Social Municipal e do Governo Federal. Nas faixas foram impressas frases referenciando os tipos de atividades ofertadas à população e aos usuários do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
O material foi distribuído nos programas Bolsa Família, Acessuas Trabalho e Pronatec; nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos para crianças (Semear), Jovens (Força Jovem); e idosos (Mestres da vida), os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), e projetos, como “Com o trabalho infantil a infância desaparece”. Ainda este mês serão entregues também os novos folders com informações de todos os serviços coordenados pela Secretaria de Assistência Social.

4°)Reunião discute medidas de combate a dengue em Nova Cruz
Uma das medidas apresentadas é a ampliação das visitas domiciliares dos agentes de endemias, com aplicação de larvicidas nos depósitos com água e orientação a sociedade.
 combate a dengue nova cruz 
O encontro serviu para discutir os dados e apresentar propostas de combate a dengue
A Vigilância em Saúde de Nova Cruz realizou na manhã da última quarta-feira (22) uma reunião destinada a analisar a situação da dengue no município. O encontro serviu para discutir os dados e apresentar propostas que ampliem o combate ao mosquito transmissor da doença.

Entre as ações debatidas pelos técnicos foram destacadas as medidas protetivas de formação de parcerias com as secretarias municipais de Educação e de Obras. Também devem ser intensificadas as notificações com o monitoramento permanente de casos detectados. Outra ação rotineira que vai ser ampliada são as visitas domiciliares dos agentes de endemias, com aplicação de larvicidas nos depósitos com água e orientação a sociedade. Também não está descartada a utilização do carro fumacê no município.
O Estado do Rio Grande do Norte é o segundo estado do Brasil, em registro de casos de dengue e já soma 12 mil notificações. Em Nova Cruz são 80 casos registrados até o momento.
A reunião contou com as participações do técnico do Programa Estadual de Controle da Dengue, Walter Luís, do coordenador Municipal de Endemias, José Mendes, do supervisor de Endemias, Deyvison Bezerra, do Agente de Endemias, Lenildo Alves, da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Ivone Jales, da coordenadora da Atenção Básica, Ana Carolina Tavares, da coordenadora da Vigilância Sanitária, Luana Fiorentino, do fiscal da Vigilância Sanitária, Aldo Henrique, da coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Cleonice Ribeiro, e das técnicas Jeane Xavier e Isis Alves.


5°) CAPS AD III realiza reunião com profissionais da saúde
A reunião de passagem teve como objetivo melhorar ainda mais o funcionamento dos serviços prestados pela unidade.
 
O CAPS AD III conta com uma equipe bem estruturada com 31 profissionais

O Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPS AD III) de Nova Cruz realizou na tarde dessa terça-feira (21), uma reunião de passagem com toda a equipe. O objetivo foi o de dialogar e propor melhor atendimento para os adictos que frequentam a unidade regularmente.
O CAPS AD III conta com uma equipe bem estruturada com 31 profissionais distribuídos nas funções de coordenador, clínica médica, psiquiatra, psicóloga, assistente social, terapeutas ocupacionais, educador físico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, artesão, cozinheiras, porteiros, vigias e auxiliares de serviços gerais. Toda a equipe participou do encontro.
Atualmente, a Prefeitura atende por meio do CAPS entre 30 e 40 adictos por dia, prestando um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. É oferecido atendimento a população, e realizado o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS apoia os usuários e suas famílias na busca da independência e da responsabilidade para com seu tratamento.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação.
AGRESTE EM FOCO- RN E O "SUA MUSICA"  
A PARCERIA DO SUCESSO...
http://agresteemfoco.blogspot.com.br/
http://www.suamusica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário