A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve impedir que as
operadoras de telefonia celular cobrem de seus usuários por novas ligações para
um mesmo número, quando houver queda da chamada, segundo apurou o G1
O
objetivo da agência é proteger os clientes de planos que cobram por ligação, e
não por minutos falados, e que aumentaram muito nos últimos anos por conta de
promoções feitas pelas empresas de telefonia.
Para isso, a Anatel pretende alterar um dispositivo do regulamento do
serviço de telefonia móvel que estabelece quando as empresas podem ou não
cobrar dos clientes as chamadas feitas na sequência para um mesmo número.
Hoje, a
regra estabelece que, se houver queda até 30 segundos após o início da chamada,
e em até 2 minutos a pessoa voltar a ligar para o mesmo número, a operadora só
poderá cobrar por uma ligação.
A proposta da agência é acabar com o limite de 30 segundos. Assim, se
uma chamada, de qualquer duração, cair e o cliente voltar a ligar em até 2
minutos, elas passariam a ser consideradas uma única ligação.
Antes, porém, a proposta de alteração do regulamento vai passar por uma
consulta pública e, após ela, por votação no conselho da Anatel. Segundo uma
fonte da agência, a expectativa é de que a mudança passe a valer dentro de um
mês.
Fonte: Nova Cruz Oficial.
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