sábado, 15 de fevereiro de 2014

GIRO PELO MUNDO: Nevascas em Tóquio e arredores registram níveis históricos.


O temporal que castiga grande parte do Japão deixou neste sábado (15) nevascas recordes em Tóquio e seus arredores. Algumas localidades registraram as maiores acumulações de neve em mais de um século.
A cidade de Kofu, situada a cerca de 100 quilômetros a oeste da capital, amanheceu com camadas de neve de mais de um metro, algo que nunca tinha acontecido desde que há 120 anos começaram a ser elaborados registros, informou a rede pública 'NHK'.
Enquanto isso, em Tóquio a neve atingiu 45 centímetros, mesmo número do temporal de há uma semana e o maior em 45 anos.
As fortes nevascas desta semana na faixa ocidental do Japão provocaram acidentes de trânsito que causaram ao menos dois mortos e cerca de 540 feridos, segundo a agência EFE. A maioria foi vítima de acidentes de estrada.
Nos últimos dias a neve causou mais de 200 acidentes de trânsito em três das quatro principais ilhas do país - Kyushu, Shikoku e Honshu - que por enquanto deixaram duas vítimas fatais, segundo a 'NHK'.
Os meteorologistas japoneses preveem que as nevascas continuem até este domingo em algumas áreas do centro e nordeste do Japão.

Previsão
No caso de Tóquio, espera-se que a neve comece a derreter neste sábado, com a previsão de temperaturas de até 10ºC. Mais ao norte, as precipitações devem continuar no sábado. Na cidade de Fukushima (a 70 km da central nuclear homônima), o manto de neve era de pelo menos 36 cm de espessura, e de 29 cm na cidade costeira de Sendai.


NOS EUA

Frio intenso deixa cavernas nos EUA revestidas de formações de gelo.

O tempo frio deu nova roupagem a um conjunto de cavernas nas Apostle Islands, no estado de Wisconsin, nos EUA. Elas estão repletas de esculturas de gelo, penduradas aos milhares do teto das antigas formações rochosas, escavadas pela água ao longo dos séculos.
Esculturas de gelo nessas cavernas podem aparecer por ali todo inverno, como informa a AP. Mas, este ano, com o frio intenso, elas não estão descongelando e recongelando, o que as deixa menos turvas.  Outra vantagem para os visitantes do Lago Superior (na fronteira entre os EUA e o Canadá), onde ficam as ilhas, é que o clima muito abaixo de zero deixou a superfície da água bem congelada, permitindo chegar às cavernas caminhando, o que normalmente não é possível. A última vez que o lago ficou tão congelado foi 2009.




Fonte: G1.globo.com/mundo.
Entre em Contato conosco:http://agresteemfoco.blogspot.com.br/
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN 
facebook: www.facebook.com/JMdoAgreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário