terça-feira, 22 de julho de 2014

NOTÍCIAS DO RN: Estudante de Agroecologia elabora estudo sobre os índices pluviométricos de Nova Cruz; confira.

DO PORTAL NCO. (http://www.portalnco.com.br/)
O estudante do curso de bacharelado em Agroecologia pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (UFPB - Campus III), Douglas Andrade, elaborou um estudo sobre os ÍNDICES PLUVIOMÉTRICOS DO MUNICÍPIO DE NOVA CRUZ.

Confira abaixo o artigo do estudante que realizou o estudo.

A cidade de Nova Cruz, localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte, tem predominantemente um clima seco, caracterizado como semiárido quente. O presente estudo apresentará a partir de dados coletados da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio Grande do Norte), um banco de dados, analisado e apresentado, objetivando verificar os meses de maiores regimes de chuva e a estacionalidade da mesma. Pode-se observar que os meses de maiores índices pluviométricos são os de junho e abril e que a média anual de chuva em 2004, ano mais chuvoso presente no estudo, foi de 108,05 mm. Podemos concluir que a melhor época para produção animal e vegetal, seria no primeiro semestre, entre os meses de janeiro e junho, tendo boa produção ainda até o último mês de chuvas regulares, agosto
INTRODUÇÃO
O semiárido, onde o município de Nova Cruz/RN esta inserido, é um clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Este estudo apresenta os índices pluviométricos, que consiste no resultado do somatório da quantidade da precipitação de água num determinado local durante um dado período de tempo.
Os objetivos do presente estudo foi avaliar o índice pluviométrico do município de Nova Cruz localizado na microrregião do Agreste Potiguar do estado do Rio Grande do Norte definindo os meses de maior pluviometria e a estacionalidade de chuvas.
METODOLOGIA
Os dados do presente estudo foram obtidos a partir dos valores de chuva apresentados pela EMPARN (www.emparn.rn.gov.br). Foram tomados dados mensais de pluviosidade entre os anos de 2000 a 2013. Após a tomada dos dados foi editado um banco de dados com todas as informações para posterior análise.
Os dados foram coletados a partir de informações levantadas mensal e anualmente, sendo estudados todos os meses do período que vai de 2000 a 2013. A tabela abaixo apresenta os números deste período detalhadamente, incluindo os totais por ano, mensais e a média de cada mês nos últimos 13 (treze) anos.
Dados
Foto: Portal NCO
DADOS
Localização - Nova Cruz é um município do estado do Rio Grande do Norte, localizado na mesorregião e microrregião do Agreste Potiguar, com uma área territorial de 277,658 km². O relevo do município tem variantes entre 50 e 200 metros, inserido na depressão sublitorânea, abrangendo terrenos rebaixados de transição entre os tabuleiros costeiros e o Planalto da Borborema
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Podemos constatar que nos últimos 13 (treze) anos, houve uma variação entre anos chuvosos e com maior período de estiagem (Gráfico 1), tendo uma média anual de 847,92 (mm). Nos primeiros 5 (cinco) anos, apresenta uma maior quantidade de chuvas no ano 2000 em relação ao seguinte, 2001, dobrando em 2002, porém mantendo-se abaixo do índice inicial, praticamente se mantendo em 2003 e voltando a crescer em 2004, ano em que, nos primeiros meses do ano o nível das águas do Rio Curimataú, que banha a cidade, excedeu.
Neste período, houve uma estacionalidade de três anos após um ano bom de chuva, o que não se caracterizou no mesmo período seguinte. Os dois anos seguintes (2005 e 2006) revelou uma queda na quantidade de chuva, o que deveria se manter em 2007, mas não aconteceu se comparado ao mesmo período anterior, voltando a cair em 2008 e crescendo apenas em 2009. Sendo assim, num período de 5 (cinco) anos, o ano de 2008 que deveria ser de pico, levando em consideração o que aconteceu no outro período analisado, não aconteceu. De 2009 a 2013, temos certa irregularidade que compromete a linha de estudo que vinha sendo desenvolvida, caracterizada pelo período de seca que o nordeste brasileiro enfrentou neste período. Ainda assim, o município de Nova Cruz apresenta bons níveis de chuva em 2011, porém o mesmo não pode se dizer de 2010 e 2012, dois dos piores an vasanalisados.
Pode-se constatar ainda, analisando a média mensal (Gráfico 2), que no primeirosemestre de cada ano ocorrem os maiores períodos de chuva, chegando ao seu picoentre os meses de abril, junho e no início do segundo semestre (julho), vindo a cair apartir de agosto, caindo consideravelmente no último trimestre.
Dados
Foto: Portal NCO.
CONCLUSÕES
Pode-se observar que para o município em estudo a média anual fica em tornode 847,92 (mm) com maiores regimes de chuvas compreendidos entre os meses deabril a julho. Observou-se também que o regime é irregular e que no primeiro períodode cinco anos analisado a cada um ano bom de chuva tem-se uma estacionalidade detrês anos, o que não se constatou no mesmo período seguinte. Onde após um anobom de chuva, houve dois de estacionalidade e outro chuvoso. O último trimestre doano é o menos chuvoso, indica-se os meses de janeiro a julho para preparo de terra,plantio, produção de forragem para a produção animal e armazenamento de água,ainda quanto à produção vegetal, é viável direcionar culturas com a colheita agendadaaté o mês de agosto, quando os níveis de chuva começam a declinar.

REFERÊNCIAS
EMPARN. Monitoramento Pluviométrico. Disponível em:<189.124.135.176/monitoramento/monitoramento.php> Acesso em 09 de Julho de2014
WIKIPÉDIA, Nova Cruz. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Cruz> Acesso em16 de Julho de 2014



Fonte: Portal NCO.
Entre em Contato conosco:http://agresteemfoco.blogspot.com.br/
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br
ANUNCIO

Adquira já seu produto Jequiti entre em contato com a mais nova revendedora em Nova Cruz 'Maria Fabiana' e garanta o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário