quinta-feira, 24 de julho de 2014

NOTÍCIAS DO RN: NOVA CRUZ - A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde está realizando a campanha Municipal de vacinação Anti-Rábica.

Equipe pronta para executar os trabalhos no início da manhã.

Em NOVA CRUZ /RN a Campanha Municipal Anti-Rábica 2014 está sendo realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica, a campanha atingi a Zona Rural e Urbana do Município. De acordo com Maria Ivone Jales, Coordenadora do setor no município, toda a população está recebendo orientações através de panfletagem, nas suas residenciais além da vacinação em seus animais de estimação (Cães e Gatos) com a visita de Agentes de Endemias e Agente Comunitários de Saúde. A vacinação é a única forma de prevenir que o animal venha desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem.

O alerta principal da campanha está voltado para a observação de animais como morcegos suspeitos de raiva, onde a orientação é:
que a população não tenha contato direto! Não toque! Vivo ou Morto, o animal pode estar infectado com o vírus da raiva. Não o provoque, nem tente capturá-lo. Avise imediatamente a Secretaria municipal de Saúde para efetuar o recolhimento do animal
Morcegos suspeitos de raiva geralmente são vistos em atividade durante o dia:
  • * Voando;
  • * Alimentando-se;
  • * Caídos no chão ou pousados em locais desprotegidos”.



.CONHEÇA MAIS SOBRE A DOENÇA

A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central à qual são suscetíveis todo animal de sangue quente e o homem. O vírus, freqüentemente presente na saliva do hospedeiro infectada é usualmente transmitido por mordidas, lambidas e, às vezes, por via respiratória. A doença é caracterizada por uma profunda disfunção do sistema nervoso central e termina quase que invariavelmente em morte.

A vacinação é indicada para o tratamento de pessoas expostas ao risco de contrair a raiva, por terem sido agredidas (mordedura, arranhadura, lambedura) por animais potencialmente transmissores da doença. É indicada, ainda, para pessoas expostas ao risco de contrair a doença, por força de suas atividades (veterinárias, trabalhadores de canis e outros).
A composição da vacina contra raiva humana usada no Brasil, a Fuenzalida-Palácios, é constituída por suspensão a 2% de encéfalo de camundongos lactentes por via intracerebral, com vírus rábico fixo. O produto é inativo com beta-propiolactona ou irradiação ultravioleta e contém como conservantes o timerosal e ácido fênico.

A vacina contra a raiva humana é apresentada sob a forma líquida em ampola de uma dose ou frasco multidoses. Ela deve ser conservada numa temperatura entre + 2° C e + 8° C e deve ser protegida da luz solar direta. Uma observação importante é que a vacina contra a raivanão pode ser congelada; caso atinja uma temperatura de 0°C deve ser desprezada. O congelamento provoca a perda da potência.



COMO PREVENIR OU ATENUAR A DOENÇA

Uma das primeiras ações é observar a condição do animal agressor, a natureza da exposição, isto é, verificar a arranhadura e mordedura única e superficial em tronco e membros (com exceção das pontas dos dedos das mãos, mordedura múltipla e/ou profunda em qualquer parte do corpo, como também, a arranhadura profunda provocada por gato).
Nos cães e gatos clinicamente sadios é preciso observar o animal durante dez dias. Se eles permaneceram sadios, este caso é encerrado. Se o animal adoecer, morrer ou desaparecer, durante o período de tratamento. Neste caso, aplica-se uma dose diária de vacina até completar sete doses. 

Nos animais raivosos, suspeito ou silvestre, o tratamento é iniciado com uma dose diária de vacina até a sétima dose, mais duas doses de reforço, no décimo, vigésimo dia após a última da série. 

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO X PERIGO PARA A SUA SAÚDE

Os animais de estimação, considerados os companheiros do homem, podem também ser os portadores de cerca de 30 inimigos quase imperceptíveis. São as doenças conhecidas como zoonoses, transmitidas pelos animais domésticos. Eles podem ser portadores de micro-organismos que atingem o homem por várias vias. As mais comuns são as mordidas e lambidas.
Para evitar tais incômodos o princípio básico é uma boa higiene do animal. A maioria das zoonoses tem caráter benigno, é autolimitada e evolui para cura espontânea. Apenas em alguns casos o médico se faz necessário. Outros cuidados gerais são: levar os animais regularmente ao veterinário, lavar as mãos após lidar com os animais, evitar que as crianças brinquem em áreas frequentadas por gatos e cães e usar luvas ao mexer no solo - tratamento de plantas e jardins.

CÃO

O melhor amigo do homem é um portador de várias doenças. Se não tratado ele pode transmitir basicamente quatro tipos de problemas. O primeiro e conhecido por muitos é a raiva. Causada por um vírus, não possui sintomas iniciais e a contaminação se dá por mordidas ou contato com a saliva do animal em ferimentos humanos. Para evitar é necessário que o possível infectado lave imediatamente a área com água e sabão e procure auxílio médico. Por ser uma doença letal, assusta muito. Às vezes a proteção contra raiva e tétano é precisa.

As doenças de pele, causadas por fungo ou ácaros (pequenos carrapatos), podem ser transmitidas pelo simples contato com os pelos do cão. Os sintomas são a coceira e manchas avermelhadas. Caso contraia a patologia, procure um dermatologista que iniciará tratamento adequado. Outra doença do cão é o bicho geográfico, causado pela larva de um verme presente no solo contaminado pelas fezes de cão. A larva penetra a pele humana e provoca uma reação alérgica que acompanha o deslocamento da larva. Neste caso o mais indicado é o tratamento orientado por um dermatologista.

Já o toxocaríase, outra doença causada por um verme encontrado no intestino do cão, é transmitida pela ingestão acidental de ovos de verme presentes no solo. Os sintomas são a febre, aumento de gânglios, perda de peso e mal-estar. os exames médicos darão o diagnóstico e só há necessidade de tratamento se estes forem intensos.

GATO

Os gatos têm duas doenças mais perigosas que merecem uma tenção especial. A primeira é a toxoplasmose, causada por um protozoário. A contaminação se dá pela ingestão acidental dos ovos do protozoário, presentes no solo ou em objetos que estiveram em contato com o gato. A doença pode apresentar ou não sintomas. Caso apresente, é identificada uma gripe forte. O auxílio médico se faz necessário apenas em casos mais graves. Apenas as grávidas e indivíduos com sistema imunológico comprometido devem ficar atentos. 

A outra doença felina é misteriosa. Causada por uma bactériadesconhecida, é transmitida por um arranhão e provoca febre, mal-estar, e crescimento de gânglios que ficam dolorosos e podem se romper. Esta é uma patologia crônica que dura de dois a seis meses. Não há tratamento específico. As complicações são raras. Não há medidas preventivas, a não ser, evitar o contato com o animal.



Matéria: João Marcos Borges - Do AGRESTE EM FOCO-RN.
Entre em Contato conosco:http://agresteemfoco.blogspot.com.br/
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br


ANUNCIO

Adquira já seu produto Jequiti entre em contato com a mais nova revendedora em Nova Cruz 'Maria Fabiana' e garanta o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário