sexta-feira, 18 de novembro de 2016

GIRO PELO MUNDO: Cáritas tem missão fundamental na sociedade do “descarte”, diz o papa.



Papa Francisco reiterou a importância fundamental da missão da Cáritas e seu papel na Igreja
Ao encontrar os representantes da Cáritas do mundo inteiro na manhã desta quinta-feira, 17, o papa Francisco recordou que na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium dedicou um capítulo à dimensão social da evangelização, “reafirmando a opção preferencial da Igreja – que existe para evangelizar – pelos pobres”.
Em uma sociedade frequentemente dominada pela cultura do “descarte”, na Encíclica, Francisco convida todos a superar a indiferença e o egoísmo para aprender a arte da solidariedade. “Por isso somos chamados a agir contra a exclusão social dos mais frágeis e trabalhar para a integração destes”, afirma o papa.
Neste contexto, o pontífice reiterou a importância fundamental da missão da Cáritas e seu papel específico na Igreja. “Não são agências sociais, mas organismos eclesiais que partilham a missão da Igreja para ‘auxiliar o papa e os bispos no ministério da caridade’”, afirmou.
Francisco incentivou os trabalhadores da Cáritas ao citar João Paulo II e uma “nova ideia de caridade”: “Trata-se de fazer resplandecer a caridade e a justiça no mundo à luz do Evangelho e do ensinamento da Igreja, envolvendo os pobres para que sejam os verdadeiros protagonistas de seu desenvolvimento”.



Para ele, a pobreza, a fome, as doenças, a opressão não são uma fatalidade e não podem representar situações permanentes. “Confiando na força o Evangelho, podemos contribuir para mudar as coisas ou, ao menos, melhorá-las. Podemos reafirmar a dignidade de quantos aguardam um sinal do nosso amor”, disse o papa.
Por fim, Francisco disse estar muito “contente” ao saber que a Cáritas Internacional dará início a uma campanha sobre o tema das migrações.
Cáritas Brasileira completa 60 anos 
Agora no mês de novembro, a Cáritas Brasileira completou 60 anos. Para comemorar a data, foi realizado de 09 a 13 de novembro, o V Congresso Nacional da Cáritas, em Aparecida, São Paulo (SP). 
O evento teve como tema principal “Cáritas: pastoralidade e transformação social” e o lema: “60 anos de solidariedade libertadora”. Centrado na compreensão da pastoralidade da Cáritas, o Congresso buscou fazer uma reflexão profunda sobre a dimensão do organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um aprofundamento da missão da entidade.
Confira o vídeo gravado pelo arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha parabenizando a Cáritas.

Fonte: CNBB. 

ANUNCIE AQUI! Deixe sua empresa mais visível!

São mais de 224 MIL acessos, anuncie já e saia na frente ... Segurança de anunciar em uma empresa do Grupo Agreste Em Foco ... "Fale Conosco" – Jmarcosnc.borges@gmail.com ( Fones: 99147-8950) ou Facebook: João Marcos Borges .


Nenhum comentário:

Postar um comentário