terça-feira, 19 de novembro de 2013

NOTÍCIAS DO BRASIL: Alto índice de infestação de dengue, faz cidade iniciar projetos em MG.

Os trabalhos de prevenção à dengue estão sendo intensificados em Ibiá, no Alto Paranaíba. Na cidade, já foram registrados quase 300 casos da doença. Agora, além das visitas de rotina feitas pelos agentes de saúde, jovens voluntários também ajudam a reforçar a conscientização indo nas casas dos moradores.
O alto índice, fez com que a cidade criasse novos projetos. “O ano passado, tivemos cinco casos de dengue, este ano 297. Agora a expectativa é entrar 2014 e zerar este índice. Estamos mobilizando jovens, postos de saúde, empresas e comércio. A intenção é acabar com o mosquito antes dele nascer”, disse o supervisor de zoonoses, Luiz Fernando Machado Borges.
Um desenho foi selecionado em um concurso para ser mais uma ferramenta no combate e mostrar os bons exemplos. “O agente visita a residência, observa se tem foco do mosquito da dengue, caso não tenha, a residência recebe a placa com o desenho do concurso que significa que o ambiente está limpo e livre do foco”, comentou a agente de saúde, Doralita Rocha de Melo.
Ao todo, 40 estudantes do Clube Interact do Rotary e do Movimento de Amizade Cristã participam da ação. Eles percorrem todos os setores da cidade. “Os moradores ficam esperando agentes de saúde e quando abrem a porta da casa ficam surpresos. A gente percebe que eles prestam mais atenção no que a gente passa, e que pretendem executar”, disse o estudante de 15 anos, Matheus Henrique Duarte de Freitas.
Mesmo com nove anos, Anne Carla Pereira, sabe o que é necessário fazer para evitar o foco do mosquito. “Não podemos deixar água em pratinhos ou pneu e em nenhum lugar que pode acumular dengue”, explicou.

Quem já teve a doença, sabe que os dias parecem mais longos durante a recuperação. “Vômito e cansaço. Sentia que ia morrer”, comentou o comerciante Agnaldo Alves Pereira.

Fonte: G1.globo.com
Entre em Contato conosco:http://agresteemfoco.blogspot.com.br/
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: www.facebook.com/JMdoAgreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário