terça-feira, 3 de julho de 2012

GIRO PELO MUNDO: Síria tem 27 centros de tortura ativos, aponta relatório de organização.


Mais de 200 entrevistas com ex-detentos apontam locais e táticas usadas.
Organização classifica ações como 'crime contra a humanidade'.
Um relatório da organização humanitária internacional Human Rights Watch divulgado nesta terça-feira (3) revela com detalhes a existência de 27 centros de tortura ativos na Síria. O estudo, nomeado "Arquipélago da Tortura - prisões arbitrárias, tortura e desaparecimentos forçados nas prisões secretas da Síria desde março de 2011" tem 81 páginas e está disponível no site da organização, com mapas interativos apontando os locais exatos, nomes dos responsáveis, agências e métodos usados nos centros (leia o relatório, em inglês).
De acordo com o texto, os detentos são espancados com cassetetes e cabos, queimados com ácido, são vítimas de violência sexual, muitos têm as unhas arrancadas. Baseado em mais de 200 entrevistas com ex-detentos e desertores, o estudo fornece informações para o que a organização classifica de "crimes contra a humanidade" - e pede que o Conselho de Segurança da ONU repasse o caso para a Corte Penal Internacional.
O relatório inclui mapas com as localizações, vídeos de ex presos e detalhes de técnicas de tortura descritas por várias pessoas que vivenciaram e presenciaram as ações nesses estabelecimentos. A organização diz ainda que o número real de centros pode ser muito maior.
Síria enfrenta um conflito armado violento desde 2011, quando uma revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad tomou conta das ruas do país, dentro do contexto da Revolta Árabe, que derrubou governos na Tunísia e Egito.
Fonte: G1.globo.com.
Entre em Contato conosco:
Siga-nos no Twitter: @AGRESTEEMFOCORN
facebook: agresteemfoco@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário